CORTISOL, será ele o VILÃO???

O estresse é fundamental para proteção, entretanto, ele precisa ser monitorado e essa é uma das funções do cortisol no organismo pois faz a adaptação dele aos estímulos externos.

O cortisol é um hormônio que recruta energia em momentos de estresse, ou seja, o cortisol permite que seu corpo responda de forma positiva a qualquer situação que provoque ameaça a sua integridade.

O cortisol gera reações de suporte ao estresse cotidiano, porém, rotinas pouco saudáveis interferem em suas ações levando a complicações indesejáveis. A questão por trás do cortisol diz respeito aos estilos de vida escolhidos por nós hoje em dia, de forma voluntária ou não.

Em meus atendimentos verifico que, até sem perceber, muitas pessoas provocam uma sobrecarga de estresse em suas vidas, acelerando o processo de envelhecimento do organismo, com a “falta de tempo” ou a “correria do dia a dia” e isso tem total relação também com o adoecimento.

A má gestão do tempo, a escassez de atividades prazerosas, o desrespeito aos ciclos circadianos, como, dormir de madrugada ou praticar exercícios físicos nos momentos em que o corpo está se preparando para repousar, exigem liberação de cortisol para suplementar energia.

A todo momento, fazemos nosso corpo recrutar mais e mais energia para enfrentar nossos desejos e deliberações sem permitirmos sua devida recuperação - com isso, a supra renal permanece liberando cortisol em alta frequência e quantidade.

Assim, com o passar do tempo o corpo perde sua plasticidade no controle da liberação do cortisol em momentos de estresse ou relaxamento e vai reduzindo a produção, levando a um quadro de Hipocortisolismo.

Vários desequilíbrios como aumento da resistência à insulina e obesidade podem estar relacionados a esse quadro, pouco conhecido ou considerado no universo do senso comum.

As ações do cortisol são sentidas pela maioria dos órgãos e funções e seu declínio é preocupante para as funções normais do corpo, sendo necessária uma investigação regular dos níveis hormonais para identificar fenômenos como o hipocortisolismo, causador de tantas doenças graves.

O grande vilão do estresse deixa de ser o famoso CORTISOL e sim nossa própria negligência em relação às necessidades do nosso corpo para poder atender nossos desejos, muitas vezes exagerados ou equivocados.

Cuide de você, antes que os médicos o façam!


#AUTOCONHECIMENTO

#COACHING

#MENTORING

#DESENVOLVIMENTOPESSOAL

#TERAPIAQUANTICA

#TERAPIAFREQUENCIAL

#TERAPIAVIBRACIONAL




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo