STRESS NO CORPO & MENTE
Mente e corpo coabitam um mesmo Universo - Você. Eles interagem influenciando tanto o estado de saúde como o de desequilíbrio.
Saber-se doente do coração, ou de câncer ou de qualquer outra situação perigosa para a vida pode estimular um transtorno por ansiedade que caminhe para um quadro depressivo, devido ao medo e preocupação que essas notícias nos trazem.
Enquanto, um transtorno por ansiedade e a própria depressão também podem desencadear desequilíbrios como a hipertensão, síndromes metabólicas e até desenvolvimento de tumores malignos ou não como resposta ao esgotamento provocado por estes quadros mentais.
O Stress Crônico - contínuo e de longa duração, como o quadro atual de mais de 20 meses de pandemia aumenta nossa percepção das dificuldades de adaptação física, mental e emocional no isolamento, no uso de máscaras, no home office, no desemprego e nas perdas de pessoas queridas por exemplo.
Já o Stress do Bem é aquele que te desafia a adaptar-se a situações de grau moderado de dificuldade, ou seja, tem uma graduação suficiente para estimular a ponto de seu corpo, mente e emoções ampliarem suas potencialidades e funcionarem melhor.
Para usar a parte boa do Stress naquelas fases de tensão duradoura e intensa precisamos lançar mão de estratégias que garantam nossa adaptação e resoluções em etapas. Assim, minha sugestão é:-
· Crie uma lista de todas as dificuldades pelas quais você está passando,
· Classifique-as por grau de dificuldade,
· Comece resolvendo as mais fáceis, práticas e rápidas,
· Depois dedique mais tempo e esforço àquelas de dificuldade média,
· Finalmente, busque as soluções para as mais complexas e, aparentemente, muito complicadas para resolver.
No último caso, peça ajuda a familiares, amigos, colegas de trabalho ou mesmo profissionais como os Coachees e ou Terapeutas. Não se prenda por muito tempo as dificuldades porque isto pode levar a desequilíbrios mentais, emocionais e físicos desenvolvendo doenças sem necessidade.
Vai por mim, sem Stress é mais fácil!